Ergonomia: definição e conceitos gerais
A ergonomia é a
aplicação do conhecimento científico no design de objetos, sistemas e
tecnologia utilizada pelo ser humano com o objetivo de garantir a saúde e a
segurança dos trabalhadores e aumentar os níveis de produtividade.
Regras básicas de Ergonomia na utilização de um computador
Postura básica recomendada:
- Sente-se corretamente;
- Ocupe a totalidade da cadeira;
- Apoie as costas no encosto até ajustar confortavelmente a coluna lombar;
- As pernas devem formar um angulo de 90 graus;
- Apoie totalmente os pés no chão (se for necessário, utilize um instrumento auxiliar para o conseguir);
- Mantenha os ombros relaxados, com os cotovelos apoiados e da forma que lhe for mais confortável;
- Ajuste o apoio do antebraço e a altura da cadeira, para que os seus braços formem ângulos de aproximadamente 90 graus;
- Mantenha os braços e antebraços próximos do corpo;
- Altere a postura a cada 20 minutos;
- Levante-se sempre que possível;
- Alongue-se. É aconselhável uma pausa de 5 minutos a cada hora de trabalho.
Utilização de um Monitor:
- Mantenha-se diretamente à sua frente;
- Mantenha uma distância de 40 a 60 centímetros entre os seus olhos e o monitor;
- Mantenha o ecrã inclinada;
- O teclado deverá estar à sua frente;
- A inclinação e distância do monitor dependem da tarefa a ser realizada;
Utilização de um Rato:
- Deverá estar ao mesmo nível do teclado;
- Mantenha o pulso neutro;
- Apoie a palma da mão para reduzir a inclinação do punho.
Webgrafia:
Comentários
Enviar um comentário