Modelos de Cor

Pixel

Pixel (aglutinação de Picture e Element) é a designação que se atribui ao menor elemento num dispositivo de exibição, ao qual é possível atribuir-se uma cor. Portanto, é também o menor elemento que se pode controlar de uma imagem representada, por exemplo, num ecrã. É um ponto físico numa 'raster image', e a sua posição corresponde às suas coordenadas físicas. 

Num monitor colorido básico, cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos mais avançados, cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e, combinando tonalidades dos três pontos, é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes. Quanto maior o número de pixeis utilizados para representar uma imagem, mais esta se aproxima de um objeto original.





Resolução

Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe da mesma. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e, ainda assim serem visivelmente determinadas. As unidades de resolução podem encontrar-se ligadas a tamanhos físicos (por exemplo, linhas por milímetro, linhas por polegada etc.) ou ao tamanho total de uma figura (linhas por altura da imagem, também conhecidas simplesmente por linhas ou linhas de televisão).

Profundidade de Cor

A profundidade da cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.

Tamanho do ficheiro
  O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem. Imagens com um número maior de pixels podem reproduzir mais detalhes num determinado tamanho impresso, mas exigem mais espaço no disco para armazenamento e podem ser mais lentas na edição e impressão. Consequentemente, a resolução da imagem requer um ajuste entre a qualidade da imagem (capturando todos os dados necessários) e o tamanho do arquivo.
  Outro fator que afeta o tamanho do arquivo é o formato do arquivo. Devido à variação nos métodos de compactação utilizados pelos formatos GIF, JPEG, PNG e TIFF, os tamanhos de arquivo podem variar consideravelmente para as mesmas dimensões em pixels. Da mesma forma, a profundidade de bits de cores e o número de camadas e canais de uma imagem afetam o tamanho do arquivo.

Modelos de Cor: RGB, CMYK, HSV, YUV

Agora, passamos a abordar os modelos de cor estudados na sala de aula. São eles:
  • Modelo RGB
  • Modelo CMYK
  • Modelo HSV
  • Modelo YUV
É necessário usar um método preciso para definir cores. Os modelos de cores fornecem diversos métodos de definição de cores, e cada modelo define as cores utilizando componentes de cores específicos. Há vários modelos de cores que podem ser escolhidos ao criar imagens gráficas.

Modelo RGB 

O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores primárias: o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue). Cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de, 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.








Pode também ser representada por um cubo que representa o modelo de cor RGB, usando um sistema de coordenadas cartesianas para especificar as diferentes cores, que variam de 0 a 1. Em que as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo.
  • A escala de cinzentos: é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que junta os vértices preto e branco.
  • Preto: (0,0,0); ausência das três cores primárias
  • Branco: (1,1,1); representação simultânea das três cores primárias
  • Azul (B): (0,0,1)
  • Vermelho (R): (1,0,0)
  • Verde (G): (0,1,0).

Modelo CMYK

  CMYK é a abreviatura que se dá ao sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black). O modelo CMYK é um modelo pensado a partir do modelo CMY, ao qual foi acrescentada a cor Preta (black), por ser mais a de mais fácil obtenção, quando impressa em papel, sem recorrer à mistura de cores.
O CMYK funciona devido à absorção de luz, devido ao facto de as cores visíveis partirem da luz que não é absorvida. Este sistema é muito utilizado pela imprensa, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível. É conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

Modelo HSV

 HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Este sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
  • Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.
  • Saturação: Também é chamado de "pureza". Quanto menor o valor,mais o tom de cinza aparecerá na imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até ao violeta, juntamente com o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, este valor é normalizado de 0 a 100%.


Modelo YUV

O modelo YUV, criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, baseia-se na luminância e, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens a cores de forma independente. Nos modelos RGB e CMYK cada cor incluiu informação relativa à luminância, permitindo ver cada cor independentemente de outra. Aquando do ato de guardar um pixel, de acordo com o modelo RGB e se o vermelho, o verde e o azul tiverem os mesmos valores de luminância, isto significa que se está a guardar a mesma informação três vezes, aumentando o tamanho da informação. O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, o modelo YUV é definido pela componente luminância (V) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - V). Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.

WEBGRAFIA:
https://pt.wikipedia.org/wiki/RGB
https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
https://pt.wikipedia.org/wiki/HSV

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